Convide seus amigos
Treinamento teórico e pratico , com carga horária de no mínimo 8 horas.
Conteúdo programático: * Normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; * Análise de Risco e condições impeditivas; * Riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; * Sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; * Equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; * Acidentes típicos em trabalhos em altura; * Condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.
Deve-se ocorrer uma reciclagem do treinamento de forma bienal com carga horária de 8 horas sempre que ocorrer:
* Mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho; * Evento que indique a necessidade de novo treinamento; * Retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias; * Mudança de empresa.
O treinamento deve ser ministrado por instrutores com comprovada proficiência no assunto, sob a responsabilidade de profissional qualificado em segurança no trabalho.
A Análise de Risco deve, além dos riscos inerentes ao trabalho em altura, considerar:
a) o local em que os serviços serão executados e seu entorno;
b) o isolamento e a sinalização no entorno da área de trabalho;
c) o estabelecimento dos sistemas e pontos de ancoragem;
d) as condições meteorológicas adversas;
e) a seleção, inspeção, forma de utilização e limitação de uso dos sistemas de proteção coletiva e individual, atendendo às normas técnicas vigentes, às orientações dos fabricantes e aos princípios da redução do impacto e dos fatores de queda;
f) o risco de queda de materiais e ferramentas;
g) os trabalhos simultâneos que apresentem riscos específicos;
h) o atendimento aos requisitos de segurança e saúde contidos nas demais normas regulamentadoras;
i) os