Vitaminas
Enquanto a vitamina C auxilia no crescimento saudável das células de ossos, dentes, gengiva, ligamentos e vasos sanguíneos, a vitamina E previne os danos dos radicais livres e ajuda a fortalecê-las. Juntas, as duas promovem diversos benefícios para o corpo, pele e cabelo, além de manter o funcionamento do organismo em ordem.
Segundo o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso, as vitaminas são um grupo de nutrientes orgânicos essenciais que não são sintetizados pelo organismo, necessários em pequenas quantidades para o desenvolvimento e manutenção da vida. Por isso devem ser ingeridas diariamente em porções adequadas.
– A quantidade a ser ingerida pode variar conforme idade, sexo, estado de saúde e atividade física da pessoa. Em gestantes, lactantes e pessoas com saúde debilitada as doses devem ser aumentadas e reforçadas – explica.
As vitaminas são classificadas de acordo com as substâncias que as dissolvem.
– As dos tipos A, D, E e K são lipossolúveis, ou seja, são solúveis em gordura. Já a vitamina C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 7, 9 e 12) são hidrossolúveis (solúveis em água). Elas são excretadas pelos rins e podem ser consumidas diariamente.
Vitaminas são essenciais na transformação de energia, mesmo que não sejam fontes: elas agem em diferentes sistemas e auxiliam nas respostas imunológicas do organismo, protegendo-o. Com essas características, melhoram a pele, a oxigenação das células, auxiliam no funcionamento do metabolismo e ajudam nos processos de cura e rejuvenescimento. O nutrólogo alerta para a carência de vitaminas no organismo, chamada hipovitaminose ou avitaminose, responsável pelo aparecimento de doenças.
– A falta de vitaminas pode ser causada pela ingestão de uma alimentação pobre nutricionalmente, pouco variada que pode levar ao desenvolvimento de algumas doenças graves que podem até levar à morte – afirma.
Conheça as principais vitaminas e suas funções mais importantes: