Vitaminas
São compostos orgânicos imprescindíveis para algumas reações metabólicas específicas, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, agindo muitas vezes como coenzimas ou como parte de enzimas responsáveis por reações químicas essenciais à saúde humana. São usualmente classificadas em dois grupos, com base na sua solubilidade, estabilidade, ocorrência em alimentos, distribuição nos fluídos corpóreos e sua capacidade de armazenamento nos tecidos.
As vitaminas atualmente consideradas essenciais aos humanos são as seguintes:
VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS
Como a designação sugere, são vitaminas solúveis em água. São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos onde são utilizadas. O grau de solubilidade é variável e tem influência no seu trajecto através do organismo. Podem ser armazenadas no organismo em quantidade limitada, e a sua excreção efectua-se através da urina.
VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
As vitaminas lipossoluveis são solúveis em gorduras. São absorvidas pelo intestino humano através da acção dos sais biliares segregados pelo fígado, e são transportadas pelo sistema linfático para diferentes partes do corpo. O organismo humano tem capacidade para armazenar maior quantidade de vitaminas lipossolúveis, do que hidrossolúveis.
_______
Vitaminas hidrossolúveis
• 1. A Vitamina B1 (nome químico tiamina, anteriormente conhecida também por vitamina F) C12H17N4OS
• 2. A riboflavina (lactoflavina ou vitamina B2; C17H20N4O6
• 3. A piridoxina (também conhecida como vitamina B6) C8H11NO3
• 4. A vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico ou pantotenato C9H17NO5
• 5. A niacina, também conhecida como vitamina B3, vitamina PP ou ácido nicotínico C6H5NO2
• 6. A biotina, também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou