Politaruma + afecções neurológicas
4832 palavras
20 páginas
Alberto César Saúde do Adulto / 2012FACULDADE LS 6º Período / 2012
AFECÇÕES NEUROLÓGICAS
CRISE CONVULSIVA
Conceito = É a descarga incontrolada de grupos neuronais, que podem acompanhar-se de alterações da consciência, da motricidade, da sensibilidade e da conduta.
Sintomas o Contraturas musculares o Salivação o Lábios cianóticos o Incontinência urinária e/ou intestinal
Causas: o Febre alta; o Intoxicações e reações alérgicas; o Hipoglicemia e outros distúrbios metabólicos; o Redução do fluxo sangüíneo ao cérebro (AVE); o Overdose e abstinência alcoólica; o Meningite ou outras infecções cerebrais; o Epilepsia; o Doenças degenerativas como esclerose múltipla; o Eclâmpsia; o Idiopática; o Lesões cerebrais: tumores, AVE e TCE.
Estado epiléptico = É uma crise convulsiva única que dura de 5 a 10 minutos ou uma série de crises convulsivas que ocorrem sem que a vítima recobre a consciência entre elas.
Em virtude da extensão das crises convulsivas prolongadas ou recorrentes, o cérebro é privado de oxigênio, podendo ocasionar danos cerebrais irreversíveis.
Fases: o Prodrômica: o paciente pode sofrer alterações de conduta ou mudanças de humor, esta fase pode durar desde minutos até 1 ou 2 dias; o Aura: neste momento o paciente antes de sofrer a convulsão, recebe ou apecerbe-se de um sinal sensorial que lhe indica o momento da crise (sabores estranhos, odores, alterações visuais); o Convulsiva ou crise: o paciente perde a consciência e realiza movimentos tônicos-clônicos incontrolados, podendo esta fase durar segundos ou minutos; o Pós-crise: posição de aturgimento, torpor, fadiga, alterações de conduta.
CONVULSÕES PARCIAIS OU FOCAIS:
Neste tipo de convulsão, há uma descarga elétrica anormal, proveniente do foco epileptogênico, limitada a uma região mais ou menos circunscrita do córtex cerebral. As áreas que são mais freqüentemente afetadas são: - o lobo frontal, temporal e parietal.
Convulsões Psicomotoras:
O ataque