Vitaminas
Introdução 1
Pesquisa 2,3,4,5,6,7,8
Conclusão 9
Referência Bibliográfica 10
Anexo 11
Introdução
O presente trabalho aborda três tipos de vitaminas presentes no dia-a-dia, que são Vitamina C, vitamina H, vitamina PP ou B3 e vitamina M ou B9. Apresenta mais concretamente as suas funções no organismo humano, as fontes na natureza e quais são suas doenças carências.
A metodologia utilizada para a confecção deste foi à pesquisa bibliográfica com complementações de pesquisas eletrônicas (sites da internet).
Vitamina B3, PP ou Ácido Nicotínico
A vitamina b3 (niacina) também conhecida como PP ou ácido nicotínico é uma vitamina hidrossolúvel que desempenha importante papel no metabolismo energético celular e na reparação do DNA. A niacina também remove substâncias químicas tóxicas do corpo e auxilia na produção de hormônios esteroides pelas glândulas suprarrenais, como os hormônios sexuais relacionados ao estresse. * Metabolismo e Uso industrial:
Em geral a niacina tem atividade nos alimentos como concentração de ácido nicotínico formado pela conversão de triptófano. Esta é biologicamente precursora de duas coenzimas que interfere em quase todas as reações de óxido-redução: a nicotinamida adenina dinucleótido, e a nicotinamida adenina dinucleótido fosfato. A pelagra (deficiência de niacina) é a carência de vitamina B3 (conhecida como PP por ser a vitamina que “previne a pelagra”) e de triptófano ou de seu metabolismo. Essas formas coenzimáticas da niacina participam das reações que geram energia pela oxidação bioquímica de carboidratos,