Diversos
Justificativa:
Essa atividade se destina ao aluno do Ensino Médio. O ponto de partida para esse exercício é um conjunto de conflitos típicos da juventude, narrados de modo ficcional.
A ficção é um recurso pedagógico que permite abordar temáticas e conflitos presentes na realidade dos alunos em linguagem leve e envolvente, ressaltando os valores e as atitudes a serem trabalhados nesse projeto e nas produções dos argumentos e debates que os temas propiciam.
PÚBLICO ALVO: Ensino médio
TEMPO PARA TRABALHO: 10 aulas
Material utilizado:
* Textos com os temas: gravidez não planejada, indisciplina na sala de aula, discriminação na escola, a luta contra os estereótipos, namoro na internet, confronto de autoridade. * Barbante, papel, caneta, tiras largas de papel, fita-crepe, dicionários, arquivos com quadros fotográficos, caixa de metal ou papelão, miudezas para colocar dentro da caixa, como moedas, pedra balas tesoura, tampinha.
O PASSO A PASSO DA APLICAÇÃO
Etapa 1 * Leitura dos textos pelos alunos: Pôr os jovens em contato com a situação-problema. * Entendimento do conflito: Levar os alunos a identificarem o problema em questão.
Etapa 2 * Trabalho com as habilidades por meio de dinâmicas e jogos : oferecer atividades lúdicas que levem os alunos a identificar e desenvolver a argumentação crítica.
Etapa 3 * Entendimento do conflito: estimular a percepção pelos alunos dos encaminhamentos dados pelos personagens aos seus problemas e das transformações que sofreram a partir das escolhas.
Etapa 4
Reflexão crítica * Levar o aluno a refletir criticamente sobre os diferentes modos de conduzir um conflito, ampliando sua capacidade de argumentar.
Etapa 6 * Sistematização do caminho argumentativo: enfatizar as habilidades trabalhadas pelas histórias
Etapa 6 * Ampliação de temas abordados : essa etapa pode propiciar tanto a discussão e reflexão, por parte do professor e dos alunos, a