Enfermagem
CURSO DE ENFERMAGEM – DISCIPLINA DE SAÚDE COLETIVA
Orientadora: Prof(a) Fátima Arthuzo
[pic]
Taubaté – SP
Dezembro 2012
PRINCÍPIOS DO SUS
SUS é o sistema Único de Saúde que visa garantir o atendimento universal, integral e igualitário a todo cidadão brasileiro.
Universal porque todos têm direito aos serviços públicos de saúde sem diferenças de sexo, cor, raça ou classe social.
[pic]
O SUS garante também o atendimento integral a todos os cidadãos, mesmo que sua localidade não disponha do serviço ou tratamento necessitado, devendo o paciente ser encaminhado ao local mais próximo onde o sistema oferecer o serviço.
[pic] [pic]
[pic]
Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até onde o sistema puder oferecer. Quem estiver em estado grave e/ou maior sofrimento será atendido primeiro.
[pic]
Para garantir que a Universalidade, Equidade e Integralidade fossem colocadas em prática foram criados os princípios organizacionais do SUS.
1. O município deve estar capacitado a resolver o problema do paciente até o nível de sua competência.
[pic]
2. Outro é a Regionalização onde os encaminhamentos de pacientes devem ser feitos dentro da região, conforme acordos firmados entre secretarias de saúde/prefeituras, em se tratando de municípios.
3. Os municípios podem até criar leis que favoreçam a sua população desde que não que não vá de contra as leis dos governos Estaduais e Federal.
[pic]
4. Os municípios passaram a ter autonomia como responsáveis diretos na promoção de ações de saúde voltadas a seus cidadãos, de acordo com suas necessidades.