Síntese do filme nell
O filme Nell é muito interessante, pois conta a história de uma jovem que viveu muito tempo sem contato com as pessoas, que ao ser introduzida na civilização sem conhecer a linguagem falada pelas demais pessoas, principalmente por aqueles que a encontraram, sentiu muita dificuldade para se expressar. Faz-nos refletir sobre a importância de vivermos em sociedade.
O filme discute as diferentes formas de linguagem (não só a verbal, como também a corporal). Levanta uma série de questões acerca do comportamento humano dentro de um determinado contexto. A idéia do certo e do errado; da inocência e da malicia; bondade e maldade. Nell ensina a importância da simplicidade, da sinceridade e do amor ao próximo. É uma crítica à sociedade hipócrita e contaminada por seu materialismo e falsidades. O filme é um ótimo ensinamento sobre como devemos ou não agir em relação às pessoas diferentes de nós, com hábitos e costumes peculiares, enfim, pessoas que possuem uma cultura diferente da que conhecemos. Vemos a todo tempo pessoas que possuem necessidades especiais e se deparam com as dificuldades do dia-a-dia, como os “cadeirantes” que não encontram calçadas facilitadoras de acesso às ruas, como os deficientes visuais que raramente encontram textos em Braille. Estas pessoas desenvolvem hábitos para se adequarem à realidade encontrada. Muitos não são compreendidos e são vistos com discriminação pelos membros da sociedade em geral, que não entendem as implicações e obstáculos enfrentados por um portador de necessidades especiais.
Esse filme nos ajuda a ver um pouco da realidade das pessoas que, além de conviver com uma necessidade especial, têm de enfrentar a indiferença de uma sociedade preconceituosa.
A trama do filme acaba propondo uma reflexão acerca da necessidade do