Resenha
Título Original: Nell
País/Ano de produção: EUA, 1994
Duração/Gênero: 115 min., Drama
Elenco: Jodie Foster, Liam Neeson, Miranda Richardson, Robin Mullins, Richard Libertini, Nick Sersi.
Direção: Michael Apted
BREVE SÍNTESE DA OBRA O filme trata de uma mulher que foi criada na floresta longe de toda sociedade e civilização, tendo contato somente com a sua mãe e sua irmã gêmea que faleceu quando ainda era criança. A mãe de Nell sofreu derrame e por isso não possuía uma fala adequada. Escondia-se do mundo provavelmente por ter sido foi vítima de estupro.
Sendo assim, Nell viveu uma vida simples, e possuía um dialeto próprio inspirado nas dificuldades da fala da mãe e evidenciando que até aquele momento ela não havia tido contado com outras pessoas. Foi descoberta pelo médico Lovell no momento em que ele foi constatar a morte de sua mãe, intrigado com a descoberta e ao mesmo tempo encantado com a inocência e a pureza da moça, ele tenta ajudá-la a se integrar na sociedade.
Resenha
O filme relata a história de uma mulher que desde que nasceu não conhecia outra realidade, além da floresta em que vivia com a mãe, em absoluto isolamento. Após o falecimento de sua mãe, que foi a única pessoa com a qual Nell conviveu durante todos esses anos e sua existência foi então descoberta e esta expressa seu medo e sua angústia de forma nervosa, às vezes, até mesmo violenta. Foi constatado então, que Nell apresentava dificuldades na fala porque sua primeira linguagem era proveniente de sua mãe, que sofria de um quadro de paralisia facial e talvez por isso ela nunca tenha aprendido a falar corretamente. O que por vezes me fez pensar que dificuldades ao nos comunicarmos oralmente e por escrito podem ser provenientes da interação com o meio em que vivemos ou falhas na primeira linguagem a que temos contato. O enredo do filme mostra a tentativa de civilizar Nell, nas ações do médico e da psicóloga. A princípio Nell é considerada uma selvagem,