Nell e a aquisição da linguagem
LUCIA FERREIRA
O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM BASEADO NO FILME NELL
CASCAVEL
2015
FAG- FACULDADE ASSIS GURGACZ
LUCIA FERREIRA
O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM BASEADO NO FILME NELL
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial de nota da disciplina de Psicologia Cognitiva, do curso de Psicologia - 3° período (T-3) da Faculdade Assis Gurgacz.
Professor Me. Juliano Farias
CASCAVEL
2015
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho constitui um estudo acerca da linguagem utilizada pela personagem principal do filme Nell, que trás este mesmo nome, protagonizada pela atriz Jodie Foster, onde se buscou analisar aquela linguagem e, em seguida, relacionar os aspectos teóricos levantados, a partir da abordagem das teorias da linguagem da disciplina de Processos Cognitivos Básicos II, de Robert J. Sternberg.
O filme Nell (1994) retrata a história de aquisição e construção da linguagem de Nell, que vivia somente com sua mãe, numa casa isolada na floresta, distante da civilização, que, devido ao não contato com outros seres humanos, não aprendera a desenvolver uma linguagem considerada “normal” pela sociedade e, consequentemente, não tendo condições de manter nenhum tipo de diálogo com qualquer pessoa.
A linguagem refere-se tanto à capacidade do ser humano em utilizar tecnologias para uma comunicação quanto para o uso de sistemas mais complexos. O estudo científico da linguagem é chamado de linguística.
Sternberg (2000) define o termo “linguagem” como sendo a faculdade humana que universalmente distingue o homem de outras espécies. Ela constitui um dos processos cognitivos responsável, principalmente, pela comunicação entre os indivíduos, seja ela falada, escrita ou sinalizada.
No filme, Nell expressava seu pensamento através de uma linguagem própria, trazendo a forma para o seu pensamento, baseada nos símbolos que a rodeavam, e na linguagem da mãe.
No