Tecnologia dos transportes
OS PRINCIPAIS CONTAINERES USADOS EM NAVIOS :
- Dry Box: Foi o primeiro a ser criado e atualmente é o mais usado. Disponível em 20' ou 40',é o recipiente padrão para cargas secas (roupas, móveis, calçados), etc.
- Bulk Container: totalmente fechado, com aberturas no teto. É usado para transporte de cargas como farinha, cimento, plástico granulado, açúcar e outros tipos de carga orgânica a granel.
- Ventilated: utilizado para cargas que necessitam de circulação de ar especialmente compatível para cargas orgânicas, como o café.
- Reefer: Disponível em 20' ou 40’.Tem o chão em alumínio, portas revestidas de aço inoxidável e refrigeração própria, gerada por motor independente. Ideal para cargas perecíveis, congeladas ou que precisem de refrigeração (carnes, frutas, sucos, sorvetes, verduras, etc).
- Open Top: Ideal para aquelas cargas que tem dificuldade de ser colocada através das portas devido a sua altura, então poderá ser feita através do topo do container, com um guindaste. Depois, é colocada uma lona que servirá como teto.
- Half Height: Basicamente igual ao Open Top (sem teto), porém, de meia altura - 4’ (quatro pés) ou 4’3” (quatro pés e três polegadas).. Costuma transportar minérios.
- Open Side: Apropriado para mercadorias que apresentam dificuldades para embarques pela porta dos fundos .Esse tipo de container não tem uma parede lateral, pois é um container adequado para cargas que excedem a largura.
- Flat Rack: Sem as paredes laterais e sem teto. É adequado para cargas que excedam suas dimensões
- Platform: Container sem paredes laterais, cabeceiras e sem teto, pode servir como base para carregar cargas muito grandes, pois não é possível colocar um produto totalmente livre em cima.
- Tank: container tanque, próprio para transporte de líquidos em geral,