ROTEIRO PARA TRABALHO A PARTIR DO FILME “NELL
1. Que relação se pode estabelecer entre dote genético para adquirir uma língua e o caso de Nell? O dote genético explicado por Chomsky, diz que o ser humano é biologicamente promovido de uma gramatica inata, ( isto é, parte do patrimônio genético dos seres humanos ), que essa gramática ela se desenvolve e que a criança possui o dispositivo de aprendizagem, que é ativada e se processa apatir de comandos, que tem como resultado a língua a qual a criança esta exposta.
Relacionando a teoria de Chomsky ao caso de Nell, vimos que ela foi criada isolada, fora da civilização em uma floresta há aproximadamente 30 anos, com a mãe e a irmã gemêa (que morreu ainda criança).A mãe que sofrera um derrame facial tinha problemas com a dicção e assim Nell desde pequena convivendo com essa linguagem passou a adota-lá como linguagem própria: nunca teve contato com o mundo externo uma vez que nunca saíra do local de onde morava e só se comunicava por meio de palavras “soltas”, grunhidos e gesticulação (corporal e facial).
2. Em que medida os enunciados produzidos por Nell diferem dos de outros falantes do inglês? Pode-se dizer, a partir disto, que ela apresenta deficiência linguística?
Nell fala um inglês fragmentado, cheios de problemas, ela adquiriu a língua através do convivio social, no qual ela estava inserida, podemos citar a teoria de Vigotsky como grande repercussor da interação do homem com o meio, destaca a importância do social na construção do sujeito.No caso Nell possuia uma variação do inglês o que não significa que ela tinha deficiência linguística, pois o único exemplo de linguagem, a qual ouviu e aprendeu partira da mãe que mhutinha problema com a dicção, ou seja, ela não conhecia outra forma de falar a não ser o da mãe.
3. Fale sobre a interação genética e a tradição na aquisição de uma língua qualquer.
O ser humano já nasce com uma “ programação genética”, a aptidão para fala “dotes