efeito toxico do chumbo
Química Geral e Inorgânica II
Engenharia Ambiental
Patrick Pierre Santos da Silva
Profº Claudio Emanuel
Caruaru – PE
Outubro 2013
Introdução
A necessidade por água limpa é cada vez mais crítica no mundo. As fontes de água são constantemente poluídas por descargas de efluentes industriais, tornando o reuso de água totalmente necessário. Com a crescente preocupação com o meio ambiente, sistemas de tratamento para águas contaminadas têm sido estudados.
Atualmente têm-se, baseado numa perspectiva de reuso, recuperação e reciclagem do efluente tratado, pois, além de beneficiar o meio ambiente, reduz também, os custos industriais A eletrofloculação está disponível há mais de cem anos e ressurge nas últimas duas décadas como uma das técnicas mais interessantes para tratamento de água e efluentes, devido às crescentes restrições ambientais. Consiste na utilização de reatores eletroquímicos para, com utilização de corrente elétrica, gerar coagulantes por oxidação eletrolítica de um material apropriado no anodo, geralmente Ferro ou Alumínio.
Espécies iônicas carregadas são removidas dos efluentes através de reações destas com um íon de carga oposta ou com floco de hidróxido metálico gerado dentro do efluente. Os gases produzidos durante a eletrólise da água e da dissolução do metal resultam nos flocos que promoverão a eletrofloculação.
Objetivos
O presente trabalho visa estabelecer os parâmetros ótimos de tempo e corrente elétrica para utilização da eletrofloculação com eletrodo de Alumínio no tratamento de água utilizadas para descarte de dejetos industriais em geral. Após a utilização das águas pelas indústrias, os diversos resíduos e ou energias São incorporados alterando-lhes as suas características físicas, químicas e sensoriais, gerando assim os efluentes líquidos, Para análise de diversos parâmetros sanitários que representam a carga