efeitos toxicos
Efeitos tóxicos são reações provocas por uma dose excessiva ou por acumulação anormal do fármaco no organismo. Capaz de causa danos a um sistema biológico, alterando uma função ou levando a morte, onde o termo fármaco designa qualquer composto químico que seja utilizado com fim medicinal.
Os efeitos tóxicos podem afetar microorganismos, peixes, aves ou mamíferos. Quando microorganismos entram em contato com os produtos químicos presente no solo de forma direta ou indireta, novas substancias químicas se formam nesse ambiente, alterando o habitat e provocando distúrbios em alguns processos como na nutrição, metabolismo e reprodução.
Dejetos e restos industriais, restos urbanos, despejo de esgotos, produção de petróleo, pesticidas agrícolas, mineração e materiais radioativos, são um dos maiores poluentes do meio aquático, afetando diretamente os peixes, onde a poluição causada pelos esgotos e pela agricultura favorece o florescimento de algas nas regiões costeiras, decompondo o oxigênio da água, e assim criando zonas mortas, sendo impossível ter vida marinha nessas tais zonas. Nos animais aquáticos, esses poluentes podem causar problemas hormonais, imunológicos e reprodutivos. Em peixes mais gordos, podem apresentar um acumulo desses compostos químicos em seus corpos, podendo ser transmitidos para os humanos. Pode-se ocorrer também a liberação dessas substancias para a corrente sanguinia dos peixes, atingindo órgãos vitais podendo conduzi-lo a morte.
As aves são responsáveis pela contaminação de grandes áreas de alimentação de outros animais e contribuírem para altos graus de substancias químicos registrados entre comunidades da região onde os poluentes são usados, devido às espécies migratórias que carregam poluentes para vários lugares por meio de carona. A concentração de metais pesados em aves é responsável por falhas reprodutivas nestas populações. Contaminação por mercúrio pode levar a uma insuficiência na produção na