Atividade - comunicação humana e linguagem
Síntese do filme “Nell”
Desde a sua origem o ser humano tem a necessidade de se comunicar e se expressar com seu próximo, e por esse motivo, ao longo da sua evolução fora criando alguns métodos de comunicação sendo o mais efetivo a linguagem. A partir do filme “Nell”, podemos observar a importância da linguagem e fatores que atuam sobre ela. Por exemplo, região onde é falada, classe social de quem fala, grau de escolaridade, entre outros.
Esses fatores ocorrem em várias conversas entre Nell e o Dr. Lovell, e comparando com a realidade torna-se muito semelhante, pois, pessoas de classes sociais de um nível alto e que consequentemente possuem um grau de escolaridade maior conseguem se comunicar com mais facilidade do que uma pessoa de classe baixa e que nunca estudou.
Observa-se também que a comunicação entre dois indivíduos só existe se ambos utilizam a mesma língua, caso contrário não haverá entendimento, pois a mensagem não será desvendada e consequentemente não terá resposta.
Mas percebemos também que quando duas pessoas falam línguas distintas, automaticamente procuram se comunicar através de gestos, no filme esse tipo de linguagem corporal ocorre com frequência entre Nell e o Dr. Lovell. Nela ocorre uma compreensão mínima do que está sendo transmitido, mas, quando uma pessoa fala um idioma e a outra entende algumas palavras, existe então uma compreensão razoável do código.
A cultura é outro ponto importante na comunicação, como relata o filme, Nell é uma mulher que morava com sua mãe e não tinha contato com outras pessoas. Por esse motivo o Dr. Lovell teve que se adaptar aos seus costumes e a sua língua. Na nossa sociedade acontece o mesmo, quando nos inserimos em outro grupo social devemos nos adaptar em relação a linguagem usada, ou seja, com as gírias, sotaques e etc.
Portanto, o filme tem como ideia principal a importância da comunicação para o ser humano e relata os vários tipos existentes, além disso, mostra