INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA O
LEILA FERNANDA
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Aracaju/se
2015
LEILA FERNANDA
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina Português Instrumental, como requisito de avaliação da mesma, do curso de Técnico de Eletrotécnica - Subsequente, sob orientação do Prof. Gilvan Costa Santana.
Aracaju/SE
2015
Sumário
1 - INTRODUÇÃO 4
2 - LINGUAGEM 5
3 – LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL 5
4 - COMUNICAÇÃO 6
5 - FUNÇÕES DA LINGUAGEM 7
5.1 - Função Referencial ou Denotativa 7
5.2- Função Expressiva ou Emotiva 8
5.3 - Função Apelativa ou Conativa 8
6 - CONCLUSÃO 9
7 - REFERÊNCIAS 10
1 - INTRODUÇÃO
Linguagem pode se referir tanto à capacidade especificamente humana para aquisição e utilização de sistemas complexos de comunicação, quanto à uma instância específica de um sistema de comunicação complexo. É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos.
A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há comunicação, há linguagem. Podemos usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecermos atos de comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais (linguagem escrita e linguagem mímica, por exemplo). Num sentido mais genérico, a Linguagem pode ser classificada como qualquer sistema de sinais que se valem os indivíduos para comunicar-se.
É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Agora, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita, não é verdade? Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que é impossível se ter algo fundamentado e coerente! Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.
Através da