Vitaminas
O que são as vitaminas São nutrientes presentes nos alimentos, muito importantes e necessários para o bom funcionamento do nosso metabolismo, sendo que a falta de alguns deles, pode gerar diversas doenças. Como o organismo não produz as vitaminas (exceto a vitamina D), a ingestão dos alimentos que as obtenham deve ser incluída a alimentação diária. A falta de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose (falta parcial) ou avitaminose (falta total). O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose. Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes.
Classificação
Vitamina A: Fundamental para a saúde dos olhos. Fortalece a membrana das células, prevenindo infecções. A falta dessa vitamina causa problemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos e formação de cálculos renais. Presente no espinafre, gema de ovo, óleo de fígado de peixe, leite, manteiga, cenoura, mamão e tomate.
Vitamina C: Indispensável para a síntese do colágeno, ajuda na manutenção das funções glandulares e do crescimento, manutenção dos tecidos, previne o câncer, aumenta a imunidade e protege contra infecções. Está presente em frutas cítricas frescas (laranja, limão, tomate abacaxi, mamão papaia) e vegetais frescos (repolho, couve-flor, espinafre, pimentão verde).
Vitamina D: Regulação do cálcio do sangue e dos ossos e reduz o risco de doenças renais. A falta da vitamina causa raquitismo e osteoporose Presente no leite, atum, manteiga, óleo de fígado de peixe.
Vitamina E: Forte antioxidante contra radicais livres, previne o câncer, doenças cardiovasculares, catarata, protege o sistema reprodutor, reforça o sistema imunológico e melhora a ação da insulina. A falta causa dificuldades visuais e alterações neurológicas. Presente nos óleos de girassol e amendoim, sementes de girassol, amêndoas, amendoim, vegetais de folhas verde-escuras.