Vitaminas
Vitaminas
Também conhecidos como micronutrientes, as vitaminas e os sais minerais são necessários em quantidades bem menores do que as gorduras, os carboidratos e as proteínas para a manutenção da saúde de nosso organismo ao preservar suas funções. Contudo, são imprescindíveis a uma nutrição satisfatória. O papel das vitaminas no organismo é extremamente importante, sempre que uma vitamina está ausente em uma dieta, ou não pode ser corretamente absorvida, surge uma doença específica. Alguns minerais também compõem os tecidos corporais; por exemplo, os ossos e os dentes contêm cálcio e flúor, já o sangue contém ferro.
As vitaminas são compostos orgânicos que não se relacionam quimicamente, não podem ser produzidos pelo organismo humano e, portanto, devem ser adquiridos através da alimentação. São sintetizadas por alguns microrganismos, como bactérias, e plantas. Algumas são encontradas na natureza sob uma forma inativa, precursora da vitamina propriamente dita, denominada provitamina. Em quantidade moderada são essenciais à nossa vida ao ativar certas enzimas, portanto, são coenzimas. Devido cada vitamina apresentar especificidade em sua função, não podem se substituírem em seu papel biológico. Nossa alimentação é, sem dúvida, a mais abrangente fonte de vitaminas, porém não a única. Há vitaminas produzidas por bactérias presentes na nossa flora intestinal, como a vitamina K, e outras como a vitamina D formadas pela exposição da pele aos raios ultravioleta.
Em 1906, o bioquímico inglês Frederick Gowland Hopkins apresentou a existência desses fatores acessórios nos alimentos, e em 1911, o químico polonês Casimir Funk identificou na casca do arroz um "fator antiberibéri" (que atualmente sabemos ser a vitamina B6 ou niacinamida), que era capaz de corrigir a doença experimentalmente em animais e seres humanos. Devido a substância ser uma amina, Funk a nomeou como "vital amin" (ou amina vital), que depois foi abreviada para "vitamina",