Resumo
A produção de alimentos vem sofrendo alterações positivas, no passado a produção era estritamente ligada à quantidade de terra disponível para a produção, atualmente à evolução tecnológica potencializou a quantidade de alimentos. Essa evolução associada à economia moderna e a medicina são responsáveis pelo crescimento populacional.
Com o aumento da demanda, deve-se analisar a oferta de alimentos, exigindo, portanto novas soluções produtivas.
A oferta de alimentos está sendo absorvida pelo mercado, inclusive em algumas condições existe uma defasagem da oferta em relação à demanda, o que impulsiona o aumento dos preços.
No passado a defasagem da oferta em relação à demanda era simplesmente resolvida com o aumento da produção, através do plantio em áreas ainda inutilizadas.
Com o constante aumento populacional, a ameaça de escassez dessas áreas impulsionou alguns países a desenvolver tecnologias voltadas para aumentar a produção nas áreas já destinadas para este fim.
Com esforços e pesquisas foram desenvolvidos alguns indutores tecnológicos como: - Novos Cultivares - Complementado pelo biotecnologia e nanotecnologia; - Uso intensivo e racional de defensivos agrícolas e fertilizantes; - Novas maquinas e implementos agrícolas; - Novos métodos de manejos agrícolas.
As utilizações dessas novas ferramentas foram às responsáveis pela Evolução Verde, proporcionando um expressivo aumento na oferta de alimentos, bem como o crescimento da necessidade de profissionalização das atividades agropecuária.
A produção e a competitividade deste então passaram a depender da aquisição de máquinas e equipamentos, insumos e acompanhamento do mercado. Tal situação propiciou a estruturação do mercado, sendo que foram eliminados os menos competitivos, proporcionando um cenário perfeito para o surgimento da agricultura de escala.
A dependência de insumos finitos na produção proporciona tendência de problemas para o futuro, pois, caso não sejam