Vitaminas
As vitaminas são substâncias essenciais ao metabolismo normal dos seres vivos, contribuindo para o crescimento, funcionamento do corpo e manutenção da saúde, sendo requeridas em quantidades diminutas (CORREIA, et al. 2008).
As vitaminas são substâncias essenciais ao metabolismo normal dos seres vivos, contribuindo para o crescimento, funcionamento do corpo e manutenção da saúde, sendo requeridas em quantidades diminutas. A defi ciência de vitaminas induz ao mau funcionamento do organismo (avitaminoses) e ao aparecimento de doenças específi cas como beribéri, escorbuto, raquitismo e xeroftalmia. Por outro lado, o excesso também traz problemas, sendo chamado de hipervitaminose. A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel, constituinte do grupo de substâncias orgânicas com estrutura variada, solúveis em solventes orgânicos e sem valor energético, que o organismo ou não sintetiza ou o faz em quantidade insuficiente (FELLOWS, 2001). É um álcool diterpênico formado por um anel trimetilciclohexano provido de uma cadeia lateral de unidades isopreno. A principal fonte de vitamina A é o beta-caroteno que é um dos carotenoides precursores da vitamina A (WONG, 1995). Vitamina C (Ácido Ascórbico) é uma lactona provida de um grupo enodiol. (WONG, 1995). Ocorre tanto como ácido ascórbico como ácido deidroascórbico. É utilizada como anti-oxidante e estabilizante e também como indicador de severidade de um processo (FELLOWS, 2006).
Origina-se de duas fontes: presente em fontes naturais (na ingesta) e a sintetizada na pele. A vitamina D da ingesta apresenta-se sob duas formas: D2 (calciferol), sintetizada em plantas a partir do precursor ergosterol e a D3 (colecalciferol), dos alimentos não vegetais. Ambas sofrem o mesmo processo de metabolização para se tornarem ativas (GRÜDTNER, et al. 1997).
A vitamina B1 (Tiamina) presentes em tecidos animais e vegetais na forma de tiamina livre ou ligada a pirofosfatos ou proteína (FELLOWS,