Teoria geral do direito
GRADUAÇÃO EM DIREITO
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURIDICA
FICHAMENTO DE:
SABADELL, Ana Lucia. Manual de Sociologia Jurídica: Introdução a uma leitura externa do Direito.
O artigo em questão traz explicações de como um jurista sociólogo realiza sua pesquisa, as varias maneiras, sendo uma diferente da outra e cada uma com um resultado diferenciado, mostra também como o jurista deve se portar quando estiver realizando sua pesquisa para que não influencie nesta. O jurista sociólogo não pode atuar diretamente, interpretando o direito, este tem o papel de observador, necessitando apenas ver como as pessoas se comportam em determinada situação, ou como se expressam e quais suas opiniões, sem interpretar nestas situações.
CARACTERISTICAS DOS MÉTODOS DE PESQUISA NA SOCIOLOGIA JURIDICA
O pesquisador deve fazer as perguntas clássicas “o que, como e porque vou pesquisar?” A metodologia oferece respostas ao problema do “como pesquisar” e indica que essa atividade deve ser desempenhada de modo sistemático empregado as teorias e os métodos disponíveis. (Atteslander APUD Sabadell, 2008).
Para que possamos realizar uma pesquisa, devemos primeiramente analisar o que esta sendo pesquisado, devemos obter uma pesquisa concreta e ir a fundo nesta, estudando bibliografias e estabelecendo hipóteses, que vão lhe ajudar na direção que segue sua pesquisa, estas hipóteses serão confirmadas ou não no final de sua pesquisa. (SABADELL, 2008)
1. INDUÇÃO:
Para que o método da indução se realize é necessário que tiremos de nossas experiências de vida e do conhecimento adquirido para que empiricamente possamos chegar às conclusões finais, mas sabemos que a função do sociólogo do direito é pesquisar a realidade com métodos adequados e sustentar uma determinada tese somente após sua verificação, sendo assim é necessário sempre o uso do bom senso para finalizar a afirmação indutiva de uma pesquisa. (Sabadell, 2008)
2.