vitaminas e minerais
Sumário
Folato ou Ácido Fólico
São descritores genéricos para um grupo de compostos quimicamente e nutricionalmente semelhantes ao ácido fólico. Funcionam como coenzimas no transporte de fragmentos de carbono simples no metabolismo de aminoácidos e na síntese de ácidos nucléicos. O folato se tornou conhecido durante estudos de fatores de crescimento não identificado em bactérias e animais. O termo ácido fólico deriva do latim folium, que significa folha. Nesta mesma década (1940), foi possível isolar, cristalizar e identificar a estrutura desta vitamina, bem como elaborar formas sintéticas para o uso no tratamento de enfermidades carenciais. Na segunda metade do século XX, foi possível conhecer melhor esta vitamina, sua importância na dieta e seu potencial na prevenção de enfermidades como o câncer, doenças cardiovasculares e defeitos congênitos.
Bioquímica
O ácido fólico, também conhecido como folacina, ácido pteroil-L-glutâmico ou vitamina B9, faz parta das vitaminas do complexo B. É encontrado em vísceras de animais, folhagens verdes, legumes, frutas secas, grãos integrais e levedo de cerveja. Ocorre a degradação em alimentos conservados em temperatura ambiente e quando submetido a altas temperaturas. No organismo, possui papel fundamental na formação de proteínas estruturais e da hemoglobina.
Fórmula estrutural plana da Vitamina B9 (Ácido Folico)
Funções
O ácido fólico é uma vitamina hidrossolúvel sendo pouco armazenada no organismo. É essencial para as reações metabólicas específicas no meio celular e vital para o funcionamento e crescimento normal do organismo.
Folato é cofator essencial em muitas reações do metabolismo intermediário, como: transferência de unidades de carbono, síntese de nucleotídios, interconversão de aminoácidos (metionina-homocisteína), requerendo cobalamina de forma a prover S-adenosilmetionina para