Vitaminas e Minerais
Logo em seguida, é apresentado um resumo de um artigo publicado na Revista Química Nova, em 2005, intitulado: Riboflavina: uma vitamina multifuncional, de Ana Carolina Santos de Souza et al.
Vitamina A
De forma geral, a Vitamina A encontrada em alimentos de origem animal é chamada de Vitamina A pré-formada. Ela é absorvida na forma de um composto chamado Retinol, considerado uma das formas mais ativas da vitamina A.
Existem três formas de vitamina A no organismo, todas ativas: retinol (álcool), retinaldeido (aldeído) e acido retinoico (ácido).
A Vitamina A encontrada em alimentos vegetais é chamada de pró-vitamina A, ou carotenóide. No nosso organismo, ela pode ser transformada em Retinol. As formas mais comuns de carotenóides encontradas nos alimentos são o betacaroteno, alfa-caroteno e a beta-criptoxantina. Dentre eles, o beta-caroteno é a forma mais facilmente convertida em Retinol.
Essa vitamina está presente, entre outros alimentos, em dois óleos vegetais: Óleo de dendê e Buriti.
A vitamina A (retinol) e seus ésteres são rapidamente degradados pela luz, pelo oxigênio e pelos ácidos. Porém, são estáveis ao calor e a temperatura de cocção.
Vitamina B1
A forma ativa da vitamina B1 é a Tiamina, encontrada numa grande variedade de fontes animais e vegetais, como carnes magras, viscerais (especialmente o fígado, coração e rins), gema de ovo e grãos integrais.
A vitamina B1 é um composto instável ao calor, meios alcalinos, oxigênio e altas temperaturas.
Vitamina B2
Sua forma ativa é a riboflavina, que pertence a um grupo de pigmentos fluorescentes amarelos denominados flavinas. A Riboflavina é encontrada em leite, queijo, ovos, carnes e hortaliças de folhas verdes. Também se faz presente no Tucumã, um fruto nativo da Amazônia, de ocorrência