Etnocentrismo Alteridade Relativismo Cultural Diversidade Social
Muitas vezes pouco conhecimento dos costumes e hábitos culturais de outros núcleos acabam criando este sentimento. Válido lembrar que nem todos os costumes de um grupo seriam bons para outro, e a indiferença a isso causando assim desrespeito, intolerância e em casos extremos discriminação e atitudes preconceituosas. A visão etnocêntrica é condenada pela Antropologia, que defende o ideal de que todas as culturas são diferentes, porém nunca melhor ou mais importante que outra.
Alteridade - Intende-se Alteridade o fato de ver-se diferente a partir de se comparado a outro, ou seja, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro.
Visto que só se torna possível compreender como sou diferente após me comparar a outro individuo comum, tanto em relação aos conceitos quanto em relação a ideais.
Relativismo Cultural e Diversidade Social - Como cada sociedade possui seus costumes e hábitos, não é possível dizer que uma seja superior à outra. Tendo isso em mente podemos exemplificar para melhor entendimento, as leis de um determinado país que pune severamente um crime como roubo onde seria passível até a perda de um membro como castigo, oque na sociedade que vivemos seria inimaginável, em contrapartida nossa legislação que em momento algum permite a poligamia, observa-se na mesma cultura que pune com demasiada rigidez determinada infração vemos que sua legislação permitiria a união entre mais de dois indivíduos. Isto se dá devido a todo um contexto que envolve dentre outros fatores, o meio em que esse grupo vive, sua historia e de como se desenvolveram seus costumes.
O relativismo promove a tolerância em relação a essa diversidade, que nos faz capaz de ver outras culturas e compreender tais