A tira é do famoso Ran, personagem que aparece em situações engraçadas e, muitas vezes, críticas.
HOMEM E SOCIEDADE
Profa. Renata Thomé
As relações humanas dependem de valores e regras
É importante lembrar também que a sociedade é dinâmica, e que, ao longo do tempo, os valores e as normas tendem a mudar de acordo com a vontade coletiva.
Até a década de 1960 era considerada imoral a atitude de um casal de namorados se beijar na boca em público.
Atualmente, essa norma está bastante flexibilizada. Ainda nesse assunto, é sabido que a virgindade feminina era um valor social. As mulheres tinham que se social casar virgens obrigatoriamente. A virgindade deixou de ser um valor.
Mas o que exatamente é uma regra?
Para a antropologia, é importante ressaltar que há duas dimensões das regras. Uma de caráter formal, que está relacionada com normas e leis. É o conjunto de regras como as leis de um povo, povo ou as regras de um tipo de jogo. jogo Há também as regras mais informais, que não estão registradas de forma escrita e que não precisam ser
“estudadas” ou conhecidas pela escrita.
São as regras que permeiam nossa vida cotidiana, que regulam nossa conduta.
Mas o que exatamente é uma regra?
Pois bem, nossa cultura está cheia de hábitos que aprendemos com os outros.
Comer com talheres ou palitos, tomar banho em chuveiros ou de imersão, horários de refeições, dormir em camas ou redes e uma infinidade de coisas redes, diárias que nos ocupam.
Quando uma regra é insistentemente repetida, ela se transforma em hábito, então percebemos que não precisamos pensar em “como eu devo fazer isso isso, mesmo?”
Mas o que exatamente é uma regra?
Claro que isso depende da situação e da intimidade possível, mas, no geral, nos espantamos, por exemplo, se uma pessoa em um jantar não familiar resolve pegar os alimentos servidos à mesa com as mãos, ou se leva seu próprio talher mãos que está sendo usado na tigela comum para se servir.
Transformamos algumas regras em hábitos, e alguns hábitos em