anatomia humana
Drogas: é toda substancia química capaz de modificar funções biológicas, com finalidade terapêutica ou não.
Vias de administração são estruturas orgânicas com as quais as drogas toma contato para iniciar uma série de processos que visam seu efeito farmacológico.
São os tipo de administração: enterais e parenterais(diretas e indiretas).
Enterais: oral, bucal, sublingual, retal
Parenterais direta: intravenosa, intramuscular, subcutânea , intradérmica, intra-arterial, intracardíaca, intratecal, peridural, intra-articular.
Parenterais indiretas: cutânea, respiratória, conjuntival, geniturinária, intracanal.
Absorção de drogas: Para atingir a biofase local de ação, é preciso que ad roga penetre no organismo de forma suficiente rápida para superar os processos de metabolização e de excreção, e assim manter uma concentração adequada em tempo suficiente para que aja ação.
Metabolização: A metabolização das drogas ocorrem principalmente no fígado, no retículo endoplasmático liso, onde existe enzimas responsáveis por este processo.
Mas também pode ocorrer nos rins, intestino, pulmões, sistema nervoso central, no plasma sanguíneo, devido a presença de algumas enzimas.
Excreção das drogas: No organismo humano, a eliminação de um fármaco ocorre através de diferentes vias: renal, biliar, intestinal, pulmonar e, menos frequentemente, suor, saliva, secreção nasal e leite (lactantes). Embora a excreção renal seja a principal via, existem medicamentos que são predominantemente excretados pela bile e fezes.
A excreção renal compõe a principal forma de eliminação de medicamentos, especialmente os polares ou pouco lipossolúveis em pH fisiológico.
A excreção biliar: Medicamentos com peso molecular alto apresentam grande probabilidade de serem eliminados pela bile. A excreção biliar possui importância também na eliminação de substâncias orgânicas polares que não são