engenharia civil
Eliana
Eliana R.
1.Consultora em Gestão de Informação & Memória Institucional 2.Curadora de Conteúdos 3. Docente e Conteudista EaD
Olá Grupo...
A reflexão possibilitada pelo artigo denota a importância em que diferentes eras e civilizações através da História da humanidade os engenheiros trouxeram para a constituição e instituição de sociedade inteiras.
O pensamento da engenharia era motriz para que inúmeros saberes crescesse ao seu entorno e por meio delas tecnologias e inovações eram utilizadas para dinamizar e facilitar as vidas dessas civilizações.
A Engenharia vista por esse prisma deve estar longe de uma composição meramente tecnicista. Mas antes, e contudo, com uma visão interdisciplinar de matrizes não apenas produtivas, econômicas, sustentáveis, institucionais, educacionais e principalmente sociais.
Essa disponibilidade ao diálogo com diferentes áreas de forma construtiva potencializara os usos dos recursos informações hoje disponíveis como meio de criativo de combinar recursos assentados no tripé de viabilidades técnicas, econômicas sociais.
E de acordo com LORENZINI (2008):
"(...) As diretrizes curriculares para os cursos de Engenharia publicadas pelo Conselho Nacional de Educação, além da formação técnica, apontam para uma formação humanística, crítica e reflexiva. Na mesma linha, as diretrizes prevêem humanidades, ciências sociais e cidadania como conteúdos básicos dos cursos de graduação em
Engenharia, e também objetivam a avaliação do impacto das atividades da Engenharia no contexto social e ambiental. Este novo horizonte da estrutura curricular do ensino de
Engenharia preenche uma importante lacuna, já que a formação humanística e crítica dos profissionais deste ramo é sensivelmente deficiente em virtude de uma disseminação, nas instituições de formação brasileiras, de uma percepção da ciência absoluta, verdadeira e desvinculada de valores. (...)
Suas ações devem estar orientadas por uma análise crítica do modelo