Festa junina
A festas juninas é uma festa muito popular, comemorada no mês de junho. Sua origem/surgimento foi no período pré-gregoriano e com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Dentro dela a muitas comidas, como uma das principais o milho pois junho é a época da colheita.
Origem:
Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas. Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João. Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, e hoje esta em todo Brasil, faz parte da cultura do povo, e que cada cultura das regiões tem o seu modo de comemorar.Mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região, as comemorações são bem acirradas, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus Estados, aumentando as rendas da região.
Historico e Evolução das festas juninas no RN:
Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade. Atualmente a festa junina só tem a crescer, como festa mesmo, mas também na economica, até mesmo para nossa cultura.
Comidas tipicas:
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo