VITAMINAS E ANTIOXIDANTES NA DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE
Timbiras
Ciências Biológicas
Atividade não presencial
Belo Horizonte
2013
Atividade não presencial
Trabalho apresentado como exigência em Ciências Biológicas da Faculdade Pitágoras
Belo Horizonte
2013
.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 VITAMINAS E ANTIOXIDANTES NA DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (ARTIGO ESCOLHIDO) 4
3 REFERÊNCIAS 6
4 INTRODUÇÃO 8
5 RESENHA VITAMINAS E ANTIOXIDANTES NA DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE 8
6 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O autor descreve os efeitos bioquímicos e estruturais das vitaminas e antioxidantes na retina. Apresenta as principais substâncias presentes na dieta alimentar e na suplementação vitamínica envolvidas na gênese da degeneração macular relacionada à idade. Relata ainda os resultados de estudos prospectivos multicêntricos relacionados ao assunto, por meio de revisão bibliográfica.
Descritores: Degeneração macular/prevenção & controle; Antioxidantes/administração & dosagem; Antioxidantes/uso terapêutico; Suplementos dietéticos; Zinco/administração & dosagem; Cobre/administração & dosagem; Dieta
2 VITAMINAS E ANTIOXIDANTES NA DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (ARTIGO ESCOLHIDO)
As reações fotoquímicas originadas na retina e no epitélio pigmentado da retina tornam estas estruturas altamente susceptíveis aos danos causados pelo estresse oxidativo. O processo de oxidação gera moléculas instáveis com um número ímpar de elétrons, chamados radicais livres. Para atingir a estabilidade de elétrons, estas moléculas reagem com os tecidos oculares subjacentes(1).
Os mecanismos de defesa destas camadas do globo ocular incluem a presença das substâncias antioxidantes. Alguns antioxidantes são produzidos pelo próprio organismo e outros, como o ácido ascórbico, a-tocoferol e os carotenóides luteína-zeaxantina, são ingeridos(2).
A reposição destas substâncias