A Lenda do Peixinho Vermelho - Interpretação
Em busca de compreensão sobre o dilema das Organizações.
Fichamento
André Luís S. A.
A lenda do “Peixinho vermelho” é um conto sobre uma comunidade de peixes que vivia em uma gruta pequena, no conforto entre a gula e a preguiça, ao contrário de um peixinho vermelho que também habitava naquele lugar, porém teve a atitude de ultrapassar as barreiras locais e enxergar um mundo novo, cheio de desafios, ameaças e oportunidades. Em relação ao aspecto cultural, podemos fazer uma analogia entre as empresas isoladas e aquelas que se adaptam as mudanças frente à necessidade das organizações corporativas se adequarem a sustentabilidade.
No entanto, depois de uma longa dificuldade através de estudos para sair em busca de um mundo melhor e o pensamento de que era possível viver dentro de um novo estilo de vida, num lugar mais considerável, o peixinho, como agente de mudança, decidiu sair à procura de novos horizontes, viajando por lagos e rios até chegar ao oceano, algo que ele nunca imaginaria. Mesmo com muita coragem e apreciação pela beleza dos enormes corais e várias espécies, ele foi exposto ao perigo, sendo engolido por uma baleia. Mas, felizmente foi salvo em seguida.
Após uma experiência como essa, o peixinho vermelho resolveu voltar ao lugar de onde saiu, rever e propor algo novo ao seus conterrâneos que estavam cada vez mais acomodados naquele poço prestes a desaparecer. O peixinho, pensando em implantar uma mudança geral na vida daquela comunidade, se deparou com ironias, insultos e a insinuação de que ele estava louco e que era um delírio dizer que existe um mundo melhor e saudável do que o poço em que viviam. Acabou sendo expulso aos gritos com palavras sarcásticas. O peixinho era bom, ambicioso e principalmente inteligente. Como ninguém aceitou sua ajuda, ele voltou ao oceano enquanto os peixes preguiçosos estavam vaidosos do velho e acabado poço. Depois de alguns anos, com uma devastadora seca, todos