cultura organizacional
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
Trabalho Final da Disciplina
Cultura e Mudanças Organizacionais
Norraine Danielle Costa Campos
Belo Horizonte
2013
Norraine Danielle Costa Campos
CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL: EM BUSCA DA COMPREENSÃOSOBRE O DILEMA DAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Cultura Organizacional para obtenção de avaliação.
Belo Horizonte
2013
INTRODUÇÃO
O texto trata de um estudo sobre as relações entre cultura e mudança organizacional, pois nesse mundo competitivo que vivemos as mudanças fazem parte da vida das organizações e para conseguir sobreviver, as organizações inovam e juntos com as inovações surgem às mudanças. O planejamento da mudança deve ser medido pela cultura organizacional, porque se assim não for, a chance da mudança dar certo é mínima.
Segundo Kissi (1998), para que a organização possa sobreviver e se desenvolver, para que existam revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional. Esse conceito responde plenamente esta questão, onde o Autor sugere que a revitalização e a inovação são fatores importantes para as empresas, e de certo modo só se consegue isso mudando a cultura da organização.
O presente trabalho aborda as organizações como cultura e transformação, ou seja, enfoca as relações entre cultura e mudança organizacional. Através deste texto vamos abordar o conceito de cultura organizacional, poder e mudança. Por meio do mesmo vamos enfatizar o papel do agente de mudanças, e algumas visões sobre o processo de mudança nas organizações.
UM GRANDE LAGO E UMA COMUNIDADE DE PEIXES: A ORGANIZAÇÃO E SUA CULTURA
O grande lago representa o ambiente organizacional, onde as pessoas trabalham juntas em relacionamentos interdependentes, representa a nossa realidade e a comunidade de peixes são os indivíduos que integram a organização e sua cultura, e o que na verdade forma a organização. A