Cuidado com os olhos
William Blake descreveu os olhos como as "janelas da alma". Em termos práticos, nossos olhos são as janelas por onde vemos o mundo ao redor. De qualquer modo, não há dúvida de que damos um grande valor aos nossos olhos e à nossa visão. As pesquisas têm mostrado que dos 5 sentidos, a visão é o que as pessoas mais temem perder. Devido à importante função que nossos olhos desempenham, devíamos dar a eles o melhor cuidado possível, mas às vezes estamos tão ocupados que nos esquecemos de algumas poucas coisas que podem manter nossos olhos saudáveis.
O seguinte trabalho dará as dicas necessárias para cuidar dos olhos.
2 PROTEGENDO OS OLHOS
Para manter nossos olhos funcionando na capacidade máxima, precisamos dar a eles um pouco de atenção e evitar os riscos e atos descuidados que podem prejudicá-los.
Em primeiro lugar a nutrição, onde a vitamina A é essencial para a saúde dos olhos e para a visão normal. A deficiência crônica grave de vitamina A causa uma condição chamada xeroftalmia, ou olhos secos. Isso afeta a córnea, a cobertura transparente que permite que a luz entre nos olhos. Na xeroftalmia, a córnea que normalmente é clara e brilhante torna-se extremamente seca. Se não for tratada, essa condição pode levar à cegueira.
Os antioxidantes têm bastante destaque nas notícias atuais, devido às evidências de que podem prevenir parte da deterioração biológica que acompanha o envelhecimento, onde, junto com o zinco, podem ajudar na proteção contra a degeneração macular, uma doença ocular grave associada à idade. Um estudo feito pelo National Institutes of Health (The Age-Related Eye Disease Study - AREDS) descobriu que os altos níveis de antioxidantes da vitamina A (betacaroteno), C e E reduziam significativamente o risco de desenvolver uma degeneração macular avançada relacionada à idade (DMRI) naqueles que já corriam algum risco de desenvolver a doença. Contudo, o estudo não deu evidências de que os