Visão e ilusão
Neste elaborado trabalho abordaremos um tema que não e desconhecido iluminação e visão e a maneira como a nossa visão é utilizada reflete-se em algum grau sobre o seu estado de funcionamento e sobre o rendimento visual, ou seja , uma correta utilização da visão conduz a uma melhor preservação das capacidades visuais e à execução das tarefas visuais com a introdução do menor stress possível sobre o sistema visual.
Como higiene visual entende-se sobretudo o controlo das condições de trabalho como a iluminação e a postura.
.
ILUMINAÇÃO
A iluminação, está claro, é um factor importantíssimo para a visão. A quantidade e qualidade da luz que ilumina o objecto ou o trabalho reflectem-se sobre o bem estar do indivíduo.
Quando trabalhamos em interiores, o ambiente que nos rodeia deve estar iluminado para evitar excessiva concentração apenas no espaço à nossa frente. Esta "iluminação ambiente", se não for suficientemente intensa, pode haver necessidade de se suplementar com iluminação directa e um pouco mais forte sobre o objecto com que trabalhamos.
Uma tarefa particular que obrigamos muito os nossos olhos a fazer é ver televisão. Existe em muitas pessoas o hábito de desligar todas as luzes ao ver TV, pois com uma boa televisão apagamos as luzes e parece que estamos no cinema. Ora isto não é a melhor maneira de tratar os nossos olhos.
A nossa pupila abre e fecha segundo a intensidade da luz como o diafragma de uma máquina fotográfica. Sabemos que a maior abertura do diafragma corresponde uma menor profundidade de campo e daí maior necessidade de focar com precisão.
Do mesmo modo, ao ver TV numa sala sem luz, a pupila dilata provocando a necessidade de manter a focagem mais exacta com o consequente aumento do esforço visual.
O mecanismo da acomodação é tanto mais solicitada quanto mais perto está daquilo que observamos. Uma postura correcta implica a manutenção de uma distância