Cuidados com os olhos
TEMA 002
USUÁRIOS DE COMPUTADOR – CUIDADO COM OS OLHOS
Cosmo Palasio de Moraes Junior
Divulgação e reprodução autorizadas desde que mencionado o autor e a fonte
1/8
www.cpsol.com.br
É cada vez maior o número de pessoas com a patologia diagnosticada como Fadiga Visual ou Síndrome do Usuário de Computador, conhecida também como CVS (Computer
Vision Syndrome), denominação em inglês.
A Síndrome do Usuário de Computador (CVS) é caracterizada por cansaço visual associado com uso prolongado do computador, pois a visão não foi criada para encarar uma tela do monitor de computador durante muitas horas. Os monitores são compostos de pixels (minúsculos pontos) nos quais o olho não consegue foco. O usuário de computador tem que "focar e refocar" para manter as imagens bem definidas.
Outro fator importante são as 16,7 milhões de cores geradas pelo monitor de vídeo, que sobrecarregam a musculatura responsável por regular a entrada de luz até a retina. As imagens em pixels exigem ajuste de foco milhares de vezes por dia.
Cosmo Palasio de Moraes Junior
Divulgação e reprodução autorizadas desde que mencionado o autor e a fonte
2/8
www.cpsol.com.br
Isto resulta em tensão dos músculos do olho.
Adicionalmente, depois do uso prolongado do computador, é diminuída a freqüência de piscar, que causa olhos secos e doloridos. Como resultado, a habilidade para focar diminui e podem ocorrer dores de cabeça e no pescoço.
Os principais sintomas são: olhos irritados, ressecados e vermelhos, com coceira ou lacrimejamento; fadiga, sensibilidade à luz, sensação de peso das pálpebras e dificuldade em atingir o foco; enxaquecas, dores lombares e espasmos musculares.
Não há nenhuma evidência que indique que computadores causam problemas de visão.
Segundo testes em laboratórios americanos, os monitores emitem pouca ou nenhuma radiação prejudicial sob condições operacionais normais.
De fato, a quantia de radiação