Vitaminas
Vitamina A
Uma deficiência de vitamina A pode dar origem a outras alterações e doenças dos olhos. Os sintomas podem ser a secura da conjuntiva do olho, pálpebras inchadas e úlceras que se formam na córnea. Quando não tratado, este quadro clínico pode resultar em cegueira.
Também se pensa que a deficiência de vitamina A desempenha um papel no desenvolvimento das cataratas, bem como na Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI), a principal causa de cegueira em pessoas com idade superior a 40 anos, no Ocidente. A deficiência de vitamina A é sobretudo comum nos países em vias de desenvolvimento, onde causa frequentemente doenças dos olhos e cegueira devido a uma alimentação deficiente.
Vitamina E
Tendo uma função antioxidante, esta vitamina protege a membrana celular ao neutralizar determinados subprodutos nocivos do metabolismo, os radicais livres. Estes compostos de oxigénio desempenham um papel no desenvolvimento de várias doenças, tais como, a catarata, a arteriosclerose e o cancro.
Estudos mostram que a vitamina E pode contribuir consideravelmente para a prevenção das cataratas.
Luteína
A correlação entre a luteína e a DMRI está sendo investigada atualmente numa série de estudos. Alguns desses, no entanto, já mostraram que o consumo de grandes quantidades de frutos e vegetais ricos em luteína reduzem o risco da DMRI. A luteína também protege os olhos das lesões provocadas pelos raios solares, o que é especialmente importante para as pessoas de olhos claros. Na sociedade moderna do fast-food, é provável que o organismo não receba a quantidade adequada de luteína através da alimentação.
Olho Seco e Irritado DMRI