Vitaminas Lipossolúveis e Hidrossolúveis
Vitamina A (conhecida como retinol)
Fontes: São alimentos ricos em betacaroteno, são as de cores alaranjadas. O Leite principalmente o integral porque tem mais gordura. Fígado também é riquíssimo em vitaminas A.
Função: Envolvido na manutenção do tecido epitelial do nosso corpo, e também na formação de proteínas de células da visão, principalmente as células responsáveis pela visão noturna.
Caso ocorra carência de vitamina A o indivíduo vai apresentar alterações cutâneas, xeroftalmia (ressecamento da córnea dos olhos) e cegueira noturna.
Vitamina D (conhecida como calciferol)
Fontes: Óleo de fígado de bacalhau, novamente leite, e Sol (5 minutos de exposição da mão é suficiente para sintetizar a necessidade diária de vitamina D).
Função: Atua no transporte de cálcio para os ossos, está diretamente ligada ao fortalecimento dos ossos e dentes.
Carência: Pode ocorrer uma doença denominada Raquitismo, que de nada tem a ver com ser magro, e sim com má formação óssea.
Vitamina E (conhecida com tocoferol)
Fontes: Gêrmem de trigo, verduras verde-escura (como a rúcula), Castanha do Pará e amendoim.
Carência: Combate aos radicais livres (moléculas instáveis que danificam o nosso DNA, podendo inclusive, causar câncer), então a vitamina E é importante porque ela previne o aparecimento de câncer no nosso corpo, e também está diretamente ligada a formação de espermatozoide no homem, a carência pode gerar esterilidade masculina.
Vitamina K
Fontes: Existe 4 tipos: K1, forma encontrada nos óleos vegetais e hortaliças verde escuras. dK, formada no processo de hidrogenação dos óleos vegetais. K2, é sintetizada nas bactérias e está presente em produtos de origem animal e fermentados. K3, um composto sintético que, no intestino, é convertido em K2.
Função: Ajuda na coagulação sanguínea, isto porque ajuda as proteínas a se transformarem em substâncias que contribuem para a coagulação correta do sangue. Por isso, esta vitamina também contribui para a