Vitaminas Hidrossolúveis e Lipossolúveis
O termo vitamina foi utilizado pela primeira vez em 1911, para designar um grupo de substâncias que eram consideradas vitais. Todas elas continham o elemento nitrogênio, na forma de aminas. Embora saibamos que várias das vitaminas hoje conhecidas não possuem grupos aminas em suas estruturas químicas, o termo é usado até hoje. O termo "Fator alimentar acessório" tem sido utilizado, algumas vezes, para expressar este mesmo conjunto de substâncias, mas de uma forma politicamente correta.
A maioria das vitaminas não pode ser sintetizada pelos animais, mesmo as que são sintetizadas não são em quantidade insuficiente. As vitaminas, portanto, devem ser obtidas na dieta alimentar. Por isso são chamadas de nutrientes essenciais. O papel das vitaminas no organismo é extremamente importante, sempre que uma vitamina está ausente em uma dieta, ou não pode ser corretamente absorvida, surge uma doença específica.
CONCEITOS BÁSICOS DAS VITAMINAS
Vitaminas: Nutrientes Essenciais.
Não possuem funções estruturais nem energéticas.
Pequena concentração no corpo.
Ação como hormônios, Catalisadores e outros reguladores metabólicos.
Compostos orgânicos com estruturas químicas variadas.
Dois tipos de acordo com a Solubilidade: HIDROSSOLÚVEIS e LIPOSSOLÚVEIS.
Provitaminas: PERCURSORES DE VITAMINAS.
Antivitaminas: ANTAGONISTAS METABOLICOS.
VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
Cada uma das vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K, tem um papel fisiológico separado e distinto. Na maior parte, são absorvidos com outros lipídios, e uma absorção eficiente requer a presença de bile e suco pancreático. São transportadas para o fígado através da ninfa como uma parte de lipoproteína e são estocadas em vários tecidos corpóreos, embora não todas nos mesmos tecidos, nem na mesma extensão. Normalmente são excretadas na urina, podem ser encontradas associadas a gorduras no leite, queijo, gema de ovo, carne e fígado. Essas vitaminas ficam armazenadas