Vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis
Vitamina A Protege as células contra os radicais livres, além de auxiliar na formação dos ossos e da pele. Suas principais fontes são: cenoura, abóbora, brócolis, espinafre, fígado, ovos e leite. A carência da vitamina A pode provocar doenças como cálculos renais, problemas de visão e de pele.
Vitamina D Absorvida em grande parte pela luz solar, a vitamina D auxilia na absorção do cálcio do sangue e ossos, na produção de insulina e na manutenção do sistema imunológico. Suas principais fontes são: fígado, gema de ovos, atum, salmão, óleo de peixe. A carência da vitamina D pode provocar doenças como osteoporose e raquitismo.
Vitamina E (Tocoferol) Importante antioxidante, a vitamina E previne doenças cardiovasculares, a formação de células cancerígenas, além de auxiliar o sistema imunológico. Suas principais fontes são: amêndoas, amendoim, vegetais de folhas verde-escuras, azeites, óleos (girassol, amendoim), sementes de girassol. A carência da vitamina E pode provocar doenças neurológicas e associadas à visão.
Vitamina K Importante vitamina para os ossos e coagulação do sangue, a vitamina K auxilia na formação de 13 proteínas essenciais. Suas principais fontes são: fígado, vegetais, folhas e legumes verdes (couve, brócolis, salsa), abacate. A carência da vitamina K pode provocar dificuldades na coagulação do sangue e hemorragias.
Vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água)
São vitaminas solúveis em água. São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. O organismo somente