vitamina
A vitamina B1 também conhecida como tiamina é uma vitamina do complexo B, hidrossolúvel, que está bem distribuída pelos alimentos mais em quantidades relativamente baixas.
Funções: A vitamina B1 serve para regular os gastos de energia pelo organismo, importante para a formação do sangue, estimular o apetite e é responsável pelo correto metabolismo de carboidratos.
Fontes: Carne de porco, presunto cozido, castanha-do-pará, suco de laranja, caju, massa cozida, vegetais verdes e folhosos, carne, fígado, ovos, queijos, sementes e cereais integrais.
Recomendação nutricional: Um adulto saudável necessita de 0,9 a 1 mg de vitamina B1 por dia, o que é facilmente atingido com 100g de carne de porco.
Forma de apresentação: Pode ser apresentada em forma de cápsulas ou de suplementos e também em alguns alimentos ricos dessa vitamina.
Consequências da carência: A deficiência dessa vitamina pode ocasionar diversos problemas no sistema nervoso, cardiovascular, muscular e gastrointestinal; Alguns casos de falta dessa vitamina pode ocasionar paralisias e até morte.
Curiosidade: A vitamina B1 não engorda porque não tem calorias, mas como ajuda a estimular o apetite, quando é feita uma suplementação nessa vitamina pode levar ao aumento da ingestão de alimento e ter como consequência o aumento de peso.
Vitamina B2
A vitamina B2 também conhecida como riboflavina é uma vitamina do complexo B, hidrossolúvel, é uma substancia determinante para o crescimento, para o sistema respiratório e para respiratório e para os processos oxidativos.
Funções: A principal função da vitamina B2 no organismo é favorecer o metabolismo de gorduras, açucares e proteínas, também é importante no metabolismo energético e na proteção da bainha dos nervos.
Fontes: Leite e os seus derivados, carne, ovos, vegetais de folhas verdes, grãos de cereais
Recomendação nutricional: A necessidade da ingestão dessa vitamina varia de 0,5 a 1,1 mg por dia de acordo com o aumento de sua