max weber
Resposta: A busca de uma sociologia humanista, capaz de auxiliar o homem contemporâneo na recuperação da sua plena subjetividade: aquele si mesmo que para muitos tornou-se cada vez mais vago, sob a pressão cotidiana de uma cultura marcada pela lógica mercantil do ganho, do cálculo de vantagens e perdas. A ciência para Weber, era o esforço para compreender e explicar os valores dos homens e as suas obras, a sociologia como uma ciência da conduta humana, na medida em que essa conduta é social.
2ª. Ao tentar identificar a questão da objetividade Weber visava libertar a ciência das crenças e preconceitos, mas também a libertar a política e a religião dos cânones da ciência. Por que o autor em tela defende tal libertação?
Resposta: Weber não apenas fala diretamente como o faz em harmonia com a concepção da realidade, algo cuja razão de ser encontra fora dele, numa logica que lhe é estranha e o incorpora apenas para exauri-lo, para ele a sociedade não existia numa ordem de realidade de todo externa aos homens, obediente a leis, que a ciência social poderia captar.
3ª. O conceito de tipo ideal, no pensamento weberiano, corresponde a um processo de conceituação que abstrai dos fenômenos concretos o que existe de particular. Por que esse conceito permeia todo o pensamento weberiano?
Resposta: Se colocava como meta contribuir para que os homens fizessem escolhas mais livres e responsáveis mais racionais, no sentindo de mais conscientes das opções valorativas ensejadas em cada escolha, bem como das consequências, como se faz presente nesse conceito weberiano o lado irracional do comportamento humano que fascinara a ponto de fazê-lo mergulhar em detalhe e profundidade no estudo das grandes religiões da humanidade.
4ª. Aonde reside a objetividade no pensamento weberiano? É possível existir uma ciência neutra, livre de valores? Justifique.
Resposta: Compreensão racional do movimento histórico a