liderança e integridade
1 - E, Passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.
16:1 sábado foi passado. Ao pôr do sol (6:00 P. M.) No sábado à noite, um tempo adequado para a compra de especiarias, mas não para visitar túmulos.
Unção era uma maneira de demonstrar afeto (nota 14:8), como no Ocidente hoje um manda flores.
2 - E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.
2. Ao nascer do sol - São estabelecidas, sendo ainda escuro, e veio dentro da vista do sepulcro, pela primeira vez, assim como cresceu a luz suficiente para discernir que a pedra estava revolvida, Mas pelo tempo que Maria tinha chamado Pedro e João, e eles tinham visto o sepulcro, o sol estava nascendo.
3 - E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?
16:3 Quem irá rolar a pedra. Eles tinham visto o "muito grande" (v. 4 pedra) colocou em seu lugar (15:46).
4 - E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande.
5 - E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas.
16:5 entrar na tumba. Entraram no vestíbulo da câmara de sepultamento, no extremo da qual foi o nicho individual (um banco ou prateleira) onde o corpo de Jesus tinha sido colocado (15:46).
6 - Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.
Ele é ressuscitado. Se o Evangelho de Marcos atinge seu clímax na confissão de que Jesus é o Filho de Deus (note 15:39), um clímax segundo é alcançado com a declaração de Sua ressurreição, que atesta que sua pregação sobre a vinda do reino no poder é verdade. Veja as notas 1:15 e 9:1; "A Ressurreição de Jesus" em Lucas 24:2.
7 - Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de