Consumo responsável de energia elétrica
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RESPONSABILIDADE SOCIAL
ENERGIA ELÉTRICA: Hábitos de Consumo
SÃO PAULO – SP
2014
RESPONSABILIDADE SOCIAL
ENERGIA ELÉTRICA: Hábitos de Consumo
Trabalho elaborado para compor a média bimestral da NP2, referente à disciplina Responsabilidade Social, ministrada pelo Prof. Flávio Fernandes.
SÃO PAULO – SP
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, a sociedade vive em uma era tecnológica, em que computadores, aparelhos eletrodomésticos, dentre outros, são utilizados a fim de facilitar a vida das pessoas. Tais aparatos necessitam de uma fonte para funcionarem, fonte esta denominada de Energia Elétrica.
No entanto, a Energia Elétrica está sendo consumida de modo não sustentável, isto é, em detrimento do aumento populacional e da entrada de muitas organizações no mercado, o hábito de consumo, nos últimos dez anos, elevou-se gradativamente.
Assim sendo, é vital que a sociedade se dê conta de quantos megawatts/hora consomem no dia-a-dia, para que tal hábito seja minimizado significativamente.
2. ENERGIA ELÉTRICA: SUA HISTÓRIA E SEU PAPEL NA VIDA DAS PESSOAS
Desde a Pré-História, o homem tem usado a inteligência para criar mecanismos que reduzam o esforço e aumentem seu conforto. Ao dominar a Técnica do fogo, melhorou sua alimentação, iluminação e segurança. Inventou a roda e outros mecanismos que multiplicaram sua força física e facilitaram o transporte. Descobriu a força das águas, dos ventos e domesticou animais, usando a força de cavalos e bois para o trabalho. Milhares de anos se passaram até que um fato marcou a história da energia: a invenção da máquina a vapor, um símbolo energético da Revolução Industrial.
O fogo então foi transformado em movimento. Isso permitiu a construção de grandes fábricas e sua aplicação nos transportes. Nesse período, os