Liderança e Integridade
Integridade de coração
Nesse ponto de integridade, nos mostra que Cristo nos avalia pelas coisas do nosso coração e não pela roupagem, mostrando que Ele conhece o secreto das nossas vidas. A integridade está relacionada à retidão, santidade e a um espirito irrepreensível. Na integridade do coração podemos destacar a importância do caráter, que é aquilo que realmente somos e como o Senhor nos vê. A integridade, bem como outras virtudes cristãs, precisa ser construída.
A integridade vai além da sinceridade, pois a sinceridade é um comportamento da alma expresso através do reconhecimento da verdade. E essa sinceridade em si, não nos leva a uma vida íntegra, e sim ao reconhecimento da verdade. Já a integridade produz transformações internas e externas, que nos faz querer viver uma vida autentica perante Cristo. A grande diferença entre sinceridade e integridade é a obediência.
Um dos elementos que luta contra a integridade é a inconstância humana. Para termos um coração integro em meio a inconstância é preciso crer realmente que Deus está no controle de toda situação em nossa história e que nada foge do Seu controle absoluto. Além de confiar no caráter imutável de Deus, para ter uma vida integra é necessário a humildade para administrar as perdas.
Para conhecer a integridade de alguém é preciso observar os detalhes, pois a informalidade nos expõe com mais frequência. Para trabalharmos nosso caráter e formar nossa integridade de coração é necessário começarmos pelas pequenas coisas. Deus nos fez com espirito ensinável e precisamos procurar oportunidades para construirmos uma vida mais parecida com a de Cristo.
A integridade deve ser traduzida através de atitudes, como:
Calar-se – certamente há momentos de falar, fazer-se ouvir;
Não negociar a verdade – maquiagem da verdade para se contornar um problema ou se beneficiar de um resultado;
Assumir a responsabilidade – assumir a responsabilidade perante nossas