vitamina k
A vitamina K é importante para uma boa coagulação sanguínea. Ela é usada pelo organismo para a síntese dos fatores responsáveis pela coagulação sanguínea.
Onde se encontra a Vitamina K
A vitamina K é uma vitamina presente na gordura dos alimentos especialmente de origem vegetal por isso é uma vitamina lipossolúvel.
Alimentos ricos em Vitamina K
Alguns alimentos animais mais ricos em vitamina K são o fígado e leite de vaca.
Alguns dos alimentos vegetais mais ricos em vitaminaK podem ser o espinafre, couve flor, repolho.
Sintomas da falta de Vitamina K
O principal sintoma da falta da vitamina K é o sangramento difícil de estancar que pode ocorrer na pele, através do nariz, por uma pequena uma ferida ou no estômago, pode se observar também presença de sangue na urina ou nas fezes.
A deficiência também pode ocorrer nos indivíduos que fazem uso de medicamentos anticoagulantes para evitar a formação de coágulos sangüíneos.
Vitamina K no recém nascido
A doença hemorrágica do recém nascido é uma forma de deficiência da vitamina K, provocando sangramento no cordão umbilical e no intestino.
Para prevenir a hemorragia no bebê recén-nascido é administrado 1 mg de fitomenadiona pela via intramuscular, após o parto. No caso de tratar a hemorragia podem ser necessárias doses entre 10 e 20 mg.
Necessidades nutricionais da vitamina K
A Vitamina K é sintetizada no intestino através das bactérias da flora intestinal e tambémdeve ser ingerida atrav´s da dieta.
Basta 1 micrograma de vitamina K ingerido na alimentação para que as necessidades diárias desta vitamina sejam supridas, o restante é produzido pelo organismo.
A toma de antibióticos e gastroenterites reduzem a quantidade produzida pelo organismo de vitamina K.
Medicamentos que reduzem a Vitamina K
Heparina; Kanamicina; Ácido para-amino salicílico; penicilina; Fenitoína; Warfarin; Aspirina; Colestiramina; Ciclocerina; Dicumarol; Eritromicina.
A vitamina K é um grupo de vitaminas