Vitamina k
Introdução:
As vitaminas são substâncias orgânicas que o nosso organismo não consegue produzir. Necessárias em pequenas quantidades e obtidas através de uma alimentação equilibrada, as vitaminas são essenciais ao nosso organismo, atuando em conjunto com algumas enzimas, controlando atividades das células e diversas funções do corpo.
As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos: hidrossolúveis e lipossolúveis.
Classificação das Vitaminas:
Vitaminas hidrossolúveis: grupo composto pelas vitaminas do complexo B e a vitamina C. Nosso corpo armazena pouco dessas vitaminas, eliminando o excesso pela urina. Precisam ser consumidas com mais regularidade.
Vitaminas lipossolúveis: grupo composto pelas vitaminas A, D, E e K. São armazenadas no corpo, principalmente no fígado e também no tecido adiposo. Isso significa que essas vitaminas não precisam ser fornecidas diariamente. A ingestão excessiva dessas vitaminas podem causar problemas nesses ou em outros órgãos.
Vitamina K – Quinonas:
Dentre as vitaminas lipossolúveis encontra-se a vitamina K. Sua descoberta foi casual, devido a ocorrência de hemorragias e lenta coagulação em pintinhos, em 1929. O nome vitamina K se deve a palavra “koagulation”. Ela é produzida pelas bactérias intestinais do próprio corpo humano. A vitamina K é conhecida como a vitamina anti-hemorrágica, porque atua na coagulação sanguínea e no fígado.
Funções:
- A vitamina K é importante para a coagulação do sangue. Sem ela, qualquer ferida, mesmo pequena, não pára de sangrar.
- Atua na prevenção de osteoporose em idosos e mulheres após a menopausa (Em estudo).
Deficiência:
- Redução na coagulação sanguínea, aumentando a tendência as hemorragias;
- Calcificação da cartilagem;
- Como os bebês recém-nascidos podem não ter quantidades suficientes desta vitamina ao nascer, todos recebem uma injeção de vitamina K alguns minutos depois de nascer.
Em excesso:
- A vitamina K interfere na coagulação