Artigo cotas nas universidades
NOME DO ALUNO
RESUMO
Diante de milhares de temas, esse é o que mais interessa ser pautado, pois, está sendo discutido há alguns anos, por várias pessoas, e procura-se inicialmente diante deste tema uma necessária e urgente reflexão complexa. Busca-se com o presente trabalho avaliar questões sobre as cotas nas universidades e seus objetivos, e demonstrar indícios da receptividade e os impactos na população brasileira, pois, é um assunto atual e o tal projeto, nesse ano, foi considerado constitucional por unanimidade no Supremo Tribunal Federal (STF).
A implantação do sistema de cotas nas universidades pública do país, é uma medida no mínimo polêmica, é um assunto muito influente sobre os jovens, pois, ataca diretamente o esforço deles para ingressar em uma universidade. Embora a discussão se encontre longe de alcançar um consenso na sociedade. O debate em é salutar no atual contexto, tendo em vista a urgente necessidade de democratização, universalização e aprimoramento do sistema educacional brasileiro.
É claro que o sistema de cotas sozinho não é capaz de alcançar todos estes objetivos, e que, este, assumindo o caráter de medida paliativa, também não será capaz de alcançar avanços realmente significativos em termos educacionais para o país.
Palavra-chave: Cotas. Universidades. Insatisfação. Jovens.
INTRODUÇÃO
Nas diversas cidades brasileiras, há certa indignação para com as cotas, pois, os jovens se esforçam para conseguir seus objetivos diante de uma universidade e foram destinados para as cotas 20% do total de vagas de cada curso oferecido, essa indignação se reflete no modo de se expressar dos jovens brasileiros com manifestações ou revoltas.
O Brasil tem diante de vários séculos do nosso passado, uma dívida para com os negros do nosso país, pois durante muito tempo existiu a escravidão e que só foi extinta depois da Lei Áurea, e de fato é preciso tomar uma atitude com urgência, porém, as cotas, que