VITAMINA K
A função mais conhecida da vitamina K e no processo de coagulação sanguínea, sendo necessária para a síntese no fígado de varias proteínas envolvidas nesta atividade. O papel metabólico da Vit. K só foi elucidado em 1974, quando o y-carboxiglutamato(Gla) foi encontrado nas proteínas dependentes de vitamina K, um pequeno grupo de proteínas com propriedades ligantes de cálcio.
Compostos com atividade de vitamina K
A vitamina K é o nome genérico de um número de compostos altamente relacionados entre si, que agem como co-fatores da enzima -glutamilcarboxilase (Gla). ). A filoquinona (K1) se encontra nos vegetais, em maior quantidade nos folhosos. A menaquinona (K2) é sintetizada por bactérias no trato intestinal de humanos e animais. A A menadiona (K3) que é um composto sintético que pode ser convertido a K2 no intestino.
Os compostos com atividade de vitamina K possuem como principal característica um anel 2-metil-1,4naftoquinona. Podem ocorrer em plantas como filoquinona ou ser sintetizados por bactérias da flora intestinal, como menaquinonas. O composto sintético menadiona (metilnaftoquinona), atualmente não mais utilizado, também tem atividade vitamínica.
Função metabólica da Vitamina K
O papel biológico mais conhecido da vitamina. K e de co-fator para a reação de carboxilacao especifica que transforma resíduos seletivos de glutamato em resíduos de y-carboxiglutamato (Glu) em um numero limitado de proteínas. Essa reação e catalizada pela enzima microssomal,y-glutamil ou vitamina K-carboxilase dependente(Glu). Estas vitaminas no plasma são protrombina e pro-coagulantes. A vit. K também e essencial para a formação normal do osso. A osteocalcina (Ptn Gla do osso) serve como matriz proteica para a nova formação óssea. O acido y-carboxiglutamico na osteocalcina liga íons Ca para prover a calcificação normal do osso. Na deficiência de Vit.K,a y-carboxilacao não ocorre e a calcificação do osso fica prejudicada.
Absorção, metabolismo e