Vitamina k e ferro
DISCIPLINA: FISIOLOGIA
TRABALHINHO EXTRACLASSE
BRUNA BOCCASIUS SIQUEIRA
JESSICA ENDRES
03/05/2013
Alguns elementos do sangue são dependentes de nutrientes obtidos a partir da alimentação, como o ferro e vitamina K.
Quais as consequências da deficiência destes nutrientes e em quais alimentos podemos encontrá-los?
Resposta:
Ferro: o Ferro, proveniente da dieta, tem a função de agregar quatro proteínas globulares em torno de cada grupo heme, que contém Ferro. Esse complexo dá origem a hemoglonia, proteína presente no sangue encarregada de transportar moléculas de oxigênio pelo sistema circulatório.
Vitamina K: é uma vitamina sintetizada no fígado e é essencial para a síntese de outros fatores presente na cascata de coagulação.
Falta de Ferro: A carência do elemento químico ferro pode causar no organismo humano, além da popular anemia, também anorexia, sensibilidades ósseas a temperaturas baixas, irritabilidade e problemas de crescimento. Seu excesso pode também ser perigoso, podendo provocar problemas digestivos, cansaço extremo e dores de cabeça.
Quando há carência de ferro no organismo humano, os depósitos reticuloendoteliais, ou seja, a hemossiderina e a ferritina são totalmente depletados mesmo antes do estabelecimento da anemia. Na medida em que a doença evolui, os primeiros sintomas começam a surgir no paciente, como cansaço extremo, fraqueza, indisposição diversa, dores de cabeça, sonolência e lentidão muscular. Ao longo dos dias pode-se apresentar estomatite, unhas quebradiças, enfraquecimento do cabelo, com fios finos e secos, assim como ressecamento da pele, descoramento das mucosas pervenção do apetite.
Falta de vitamina K: Os sinais comuns de deficiência incluem manifestações de distúrbios de coagulação como: equimose, epistaxe, hematúria, sangramento gastrointestinal, hemorragia no pós-operatório, hemorragia intracraniana e hemoptise. Tão logo o aparecimento de equimoses, é