Vitaminas e sais minerais
- Identificar e classifiar as vitaminas e os sais minerais;
Vitaminas são micronutrientes essenciais a diversas reações metabólicas do organismo. Presentes em pequenas quantidades em alimentos naturais, uma dieta variada normalmente é suficiente para suprir as necessidades diárias do organismo. O consumo insuficiente ou exagerado de certas vitaminas pode ocasionar distúrbios nutricionais.
As vitaminas são classificadas em dois grupos, de acordo com a solubilidade: lipossolúveis e hidrossolúveis. Ex.: vitaminas lipossolúveis: Vitamina A(retinol); Vitamina D(calciferol); Vitamina E(tocoferol); Vitamina K.
Vitaminas hidrossolúveis: Complexo B: vitamina B1(tiamina); B2(riboflavina); B3, B5, B6(piridoxina); B12 e ácido fólico; Vitamina H(biotina); Vitamina C(ácido ascórbico).
Sais minerais são elementos que desempenham diversas funções essenciais no organismo, tanto como íons dissolvidos em líquidos orgânicos como constituintes de compostos essenciais. Se classificam:
Macroelementos: elementos maiores: Cálcio, Magnésio, Sódio, Potássio e Fósforo.
Microelementos ou oligoelementos: elementos traço: Ferro, Cobre, Iodo, Manganês, Zinco, Molibdênio, Cromo, Selênio e flúor.
- Reconhecer as funções das vitaminas para o bom funcionamento do organismo;
Cada vitaminas apresenta funções especificas. A deficiência de uma vitamina origina uma doença especifica relacionada a esta deficiência.
Vitamina A: é lipossolúvel, ajuda na formação e na manutenção de dentes saudáveis, ossos e tecidos moles membranas mucosas e pele. Estes pigmentos são especialmente importantes para a visão noturna, pode ser também necessária para a reprodução e a lactação.
Tiamina (B1): auxilia as células do corpo a converter carboidratos em energia. É também fundamental para o bom funcionamento do coração células nervosas e cérebro.
Riboflavina (B2): funciona em conjunto de outras vitaminas do complexo B. é importante para o crescimento e para a produção de glóbulos vermelhos,