Visões históricas sobre a ética na politica
Neste trabalho vou argumentar que Platão e Aristóteles têm diferentes visões acerca da Ética Política e vou apresentá-las e mostrar os seus contrastes. Assim, relativamente ao primeiro filósofo, vou expor a teoria do Estado Justo e em relação ao segundo vou abordar a sua visão de que o supremo bem e o fim para que toda a actividade humana se dirige é a felicidade, sendo esta também o objectivo da política. Com este trabalho irei concluir que a ética e a política fundam-se numa só teoria tendo em vista o bem comum de uma polis que se sobrepõem ao bem individual.
Primeiramente, a ética é a parte da filosofia que estuda os problemas fundamentais da moral: a natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral, os fundamentos da obrigação e do dever e a finalidade e o sentido da vida humana. Assim, a ética implica uma codificação de regras, leis, normas, valores e motivações que regem o agir e a conduta humana. Relativamente aos vários valores (materiais, sensíveis, económicos, artísticos e religiosos), são estes que dão motivação à maneira do homem agir de forma que a sua acção se apresenta como eticamente permitida. Para além disso, os valores éticos do Homem afectam as suas acções, tendo em perspectiva o bem. A ética analisa a dimensão pessoal da acção, mostrando o modo com o agir surge da própria interioridade da pessoa que age.
Por outro lado, a filosofia política é a análise filosófica da relação entre os cidadãos e a sociedade; as formas de governo e as condições em que este se exerce; os sistemas de governo e a natureza, validade e justificação das decisões políticas. A política tem como objectivo final o bem comum de uma sociedade e conservar o poder através do apoio dos cidadãos. Para além disso, a política situa-se nas ciências práticas, ou seja, nas ciências que procuram o conhecimento como meio para a acção.
“Vemos que toda a cidade é uma espécie de comunidade e toda a comunidade se forma com vista a algum